*todas as opiniões são baseado em espaços que há a possibilidade física de e ciruculação, óbvio que a locais que não tem espaço para quase nada.

Uma das coisas que nós envolvidos em casamentos deveríamos tomar é com respeito a poluição visual. Aliás uma das coisas menos observadas em casamentos.

Vejo muita coisa entulhada, e roubando a atenção no principal, o casal.

O que eu considero poluição visual e que acaba roubando a cena e o que cada prestador de servidor deveria fazer, baseado no que eu penso como fotógrafo.

1) Locais de festa:

a) Tentar ao máximo uniformizar o fundo da cerimônia tirando o máximo de fios, refletores expostos, cabos, tripés. E que se há uma parede que o mesmo tenha harmonia com a decoração principalmente em cores, e se houver luzes indiretas que a mesma esteja com intensidade e cores compativeis com a o ambiente onde os casal se encontra.

(A maioria colocam aqueles refletores enormes de cor verde que sem vc perceber, rebate nas paredes, ou vegetação e acaba por incidindo sob o casal, pintando sem vc perceber o vestido da noiva de verde e fazendo todos virarem clones do Herói da Marvel HULK.)

2) Dj ou equipes de Som ou orquestras:

a) Tentem não colocar suas caixas de som naqueles tripés ao lado do altar da cerimônia, pois não é algo lindo de se ver, kkkk. A decoração faz ornamentações caras e floridas tudo bem pensado, e vc vai lá e mete uma caixa preta ou branca, enorme e que nada acrescenta ao ambiente. Acho que não precisa ficar ao lado do altar, já que não é um baile funk ou um show de rock que é necessário aquela torre de caixas de som.

b) pensem em terem alguns kits que vcs cubram a caixa como se fosse uma luva para seu equipamento feito de pano leve e que o som possa vazar sem queda de qualidade e em várias cores, para se adequar a cada situação, além de embelezar o ambiente vc protege seu equipamento em caso de chuva ou demais.

c) as orquestras o mesmo, procurem um posição que não dividam a atenção do casal nem que atrapalhem o fluxo e circulação das pessoa.

3) Decoradores:

a) Pergolados são lindos e dão um charme, mas não entupam de flores, caso contrário não temos condições de ver o casal nem o celebrante, e que o mesmo não seja minusculo pelo mesmo problema mencionado.

b) pensem em luz, tudo que vc coloca ao redor do casal, pode causar sombra neles e no celebrante. Sempre quando vejo um celebrante tendo que ligar um celular para iluminar a Bíblia ou discurso isso é um falha do decorador. Pense além das flores e da beleza do local quando vazio. Depois que as pessoas ocupam o local será que a beleza continuará?!

c) quando a decoração não prove iluminação o pessoal do video e foto acabam usando aqueles tripés enormes e feios e com luzes horríveis que quebram o clima.

4) Filmagem e fotografia:

a) Invistam em lentes de longo alcance. Vc que fotografa uma vento somente com uma 50mm, vc deve estar de brincadeira não é?! Ou vc é muito egoista ou vc é louco.

Todo profissional de imagem deve ter lentes de zoom que facilita o trabalho e o acumulo de pessoas ao redor do casal igual aqueles papagaios de piratas e acumulo de pessoas ao redor do altar que não só poluem o ambiente como bloqueiam a visão dos convidados.

b) Evitem de usar tripés fixos ao lado do casal, ou se usarem, que coloquem com uma certa distãncia em uma lente de zoom para não estragar a decoração. Não entendo como pode ser tão raro encontrarmos uma equipe de vídeo que consiga perceber isso. Além de tudo lente de longo alcance provocam efeitos lindos na imagem de compressão que enriquece seu vídeo, e além de tudo enibem bem menos o casal.

c) Se vistam com roupas mais discretas, canso de ver fotógrafos e cinegrafista que são identificados facilmente nas fotos, pois usam cores berrantes, ou mal vestidos. Somos coadjuvantes pessoal, uma roupinha com tons lisos e escuros, aquele pretinho básico ajudam muito disfarçar nossa presença. Óbvio que em eventos na praia tons lisos claros ajudam. (Deixa aquela roupa do Coringa em casa, aquela camisa da Marvel ou de Oncinha.